Cosmiatria, laser e outros procedimentos faciais
Tratamentos estéticos e antienvelhecimento têm suas particularidades e sua indicação depende de diversos fatores, por isso é preciso alinhar as expectativas às indicações médicas de cada paciente
Envelhecer é inevitável, mas ter uma pele velha é opcional. Afinal, o que é a cosmiatria senão uma ferramenta com inúmeros tratamentos para o gerenciamento do envelhecimento e para tratar as queixas estéticas em cada fase da vida, não é mesmo?
Antes de mais nada, é preciso falar sobre a segurança de realizar procedimentos estéticos com um médico, alguém com conhecimentos que vão além do tratamento em si, mas que têm o conhecimento anatômico e global da face, nervos, músculos, ossos e pele, para lidar com possíveis intercorrências.
Quando falamos em tratamento estético e cosmiatria, é preciso alinhar as expectativas às indicações. Nem sempre aquele “bocão” que o paciente quer é indicado para sua estrutura de rosto. Hoje a tendência de harmonização facial, que ficou estigmatizada com mandíbulas muito marcadas e lábios muito volumosos, dá espaço à naturalização facial, que é uma busca pelo aperfeiçoamento das características que já são da pessoa e correções daquilo o que incomoda esteticamente. Alguns tratamentos podem ser também preventivos, para evitar rugas e flacidez da pele antes que comecem a acontecer.
Prevenção do envelhecimento e seus tratamentos
É possível prevenir o envelhecimento da pele? Sim! Existem diversos tratamentos para isso, como:
Toxina botulínica preventiva
É um procedimento injetável que ajuda a retardar a formação das rugas, marcas e linhas de expressão e, assim, evitar que se tornem profundas, por meio do de um bloqueio neuromuscular temporário que evita as contrações da face durante algumas expressões.
Mas, afinal, todo botox deixa o rosto “congelado”?
A toxina botulínica bem aplicada faz um bloqueio muito leve da movimentação e não deve afetar as expressões da face, afinal, elas também são uma ferramenta de comunicação, precisamos delas. A paralisação das expressões acontece apenas com exageros, que não são recomendados em nenhum caso.
Bioestímulo de colágeno
Estimular o colágeno é uma forma incrível de manter a qualidade da pele e evitar ou retardar a flacidez que causa tantas queixas como o bigode chinês, as rugas do código de barras (em cima do lábio superior), o jowl e a papada.
Os bioestimuladores de colágeno injetáveis são substâncias que estimulam a produção natural de colágeno, cujo declínio começa a partir dos 25 anos.
Existem também tecnologias que podem fazer esse estímulo de colágeno, como alguns tipos de laser e ultrassom microfocado.
Peelings
O peeling é um tratamento curinga para uma pele sempre bonita, com viço e luminosidade, porque ajuda a renovar a camada externa da pele, com isso sua textura e cor fica mais uniforme, minimizando marcas e manchas.
Tratamentos para olheiras e bolsas embaixo dos olhos
As olheiras são queixas muito comuns entre pessoas adultas e quase sempre são atribuídas ao cansaço e falta de sono de qualidade. Mas não é só isso, existem alguns tipos de olheiras e cada uma delas tem uma causa (e diferentes tratamentos).
Olheira pigmentar
As olheiras mais escuras, acastanhadas, são uma característica genética em que há o acúmulo de melanina na região. Mesmo sendo algo inato, podem ser clareadas com a Luz Intensa Pulsada.
Olheira vascular
Costumam ser mais arroxeadas e podem ser causadas pela congestão vascular que às vezes é sinal de cansaço. Caso seja algo persistente e incômodo, pode ser tratada também com a Luz Intensa Pulsada.
Olheira por perda de volume
A perda de volume ósseo e gordura é uma conseqüência natural do envelhecimento e essa é a causa das olheiras profundas. A boa notícia é que elas têm tratamento, com os preenchedores à base de ácido hialurônico.
Tratamentos para peles maduras, flácidas ou envelhecidas
Bolsas ou excesso de pele nas pálpebras e embaixo dos olhos
Mais uma queixa que pode ter como causa a flacidez ou excesso de pele (após um processo de emagrecimento, por exemplo). As bolsas mais inchadas são assim pelo acúmulo de líquidos ou gordura na região. Um dos tratamentos não-cirúrgicos para essas bolsas é o ultrassom microfocado, que causa a retração da pele, mas para quem busca algo definitivo, a blefaroplastia é a cirurgia indicada. Estimular o colágeno da região é uma maneira de prevenir essas bolsas ou pele flácida.
Papada
A papada incomoda muita gente. Pode acontecer pelo processo natural de envelhecimento, por conta de emagrecimento acentuado e repentino, problemas na tireóide ou por predisposição genética. A prevenção da papada pode ser feita com o bioestímulo de colágeno. Para tratar a papada não-cirurgicamente a radiofreqüência é uma indicação, que causa a retração do excesso de pele flácida. Caso prefira um tratamento mais duradouro, a lipo de papada é uma opção.
Rugas e linhas de expressão
Existem dois tipos de rugas, as dinâmicas (que ocorrem com a movimentação da face) e as estáticas (que já não dependem mais das expressões faciais).
Se as suas linhas de expressão ainda são finas e fruto de desidratação da pele, uma das indicações é o Skinbooster, um injetável à base de ácido hialurônico com partículas menores que promove uma hidratação profunda da pele, capaz de preencher rugas e linhas finas.
Para as rugas dinâmicas a toxina botulínica é uma opção de tratamento que evita que linhas de expressão se tornem rugas definitivas, mas não é recomendada para todas as regiões da face. É usada em áreas como a glabela (meio da testa, conhecida como ruga do bravo), nos pés de galinha e para as rugas do pescoço.
Peelings de fenol
O peeling de fenol é um tipo que atinge a camada mais profunda da pele, a derme reticular e é recomendado para peles muito envelhecidas por rugas ou manchas. Pode ser feito em áreas isoladas ou full-face, neste último caso precisa ser realizado em centro cirúrgico.
Preenchedores
São substâncias injetáveis à base de ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio ou policaprolactona que preenchem as rugas e marcas para deixar a pele mais lisa e com textura uniforme.