top of page
ci2.jpg
Cirurgia dermatológica: o que é isso?

Procedimentos de cirurgia dermatológica estética ou corretiva podem ser feitos para corrigir imperfeições de pele, melhorar aquilo o que o paciente não gosta ou remover possíveis focos de malignidade.

f10.png

A cirurgia dermatológica é uma área dentro da especialidade de Dermatologia que realiza cirúrgicos com fins reparadores, estéticos e oncológicos na pele ou no tecido celular subcutâneo e podem ser realizadas por diagnóstico clínico para prevenir malignidades (como manchas, pintas e verrugas que têm potencial para virar câncer), para tratar doenças de pele, cabelo ou unhas e corrigir imperfeições que incomodam esteticamente.

Em alguns casos, são cirurgias que podem ser realizadas em consultório, mas mesmo assim precisam de cuidados pré e pós-operatórios

fi6_edited.png
f2_edited.jpg

Procedimentos

fenol

Peeling de Fenol

O peeling de fenol é uma modalidade de peeling profundo, que promove um rejuvenescimento facial de resultados muito naturais. Embora não seja um tipo de cirurgia, por ser um método mais agressivo, necessita de anestesia e de acompanhamento médico. Pode ser feito em toda a face ou em regiões isoladas. 


Seus resultados são tão satisfatórios porque é o único tipo de peeling que chega até a derme reticular, que é a camada mais profunda da pele e com isso promove uma renovação muito mais profunda de todas as camadas da pele, cuja regeneração causa o efeito rejuvenescedor de até 20 anos na pele. 

c43.png
x.jpg
Alectomia

Alectomia

A alectomia é a cirurgia de redução ou reposicionamento das asas nasais e pode ser feita independentemente da rinoplastia (que é a cirurgia completa do nariz). A alectomia é indicada para quem se incomoda com a assimetria das asas nasais ou narinas muito abertas. Essa desproporção se manifesta principalmente quando o paciente sorri e muitas vezes causa bastante incômodo estético e insegurança com a própria imagem. Algumas pessoas, inclusive, evitam sorrir quando se incomodam com o tamanho das narinas. 


A cirurgia de alectomia é bastante simples e segura quando realizada por um profissional habilitado. A resseção é feita com a remoção de um fragmento da pele das asas nasais para remover o excesso de pele, reposicionar os tecidos e, assim, reduzir a abertura das narinas. A cicatriz da alectomia é bem discreta, fica posicionada na parte de baixo do nariz. 

f2_edited.jpg
Exérese de nevos

Exérese de nevos

Essa cirurgia com nome tão diferente é bastante comum, realizada para a retirada de pintas, sinais ou verrugas. O nome nevos é dado a lesões planas ou elevadas que podem ter colorações em diversos tons claros ou escuros. 

O objetivo é remover as lesões que tem potencial de evolução para a malignidade, ou seja, que podem se tornar cânceres, mas também pode ser feita por fins estéticos, para quem se incomoda com a aparência de suas pintas ou verrugas. 

verruga2.png

O procedimento é realizado em consultório com anestesia local e a necessidade de biópsia para análise da lesão deve ser definido de acordo com as características de cada nevo.  

Lobuloplastia
orelha2.png

Lobuloplastia

Sabe aquele furo que se rompe pelo uso de brincos pesados? Isso pode ser corrigido com a lobuloplastia, a cirurgia corretiva do lóbulo da orelha, que também pode ser feita para reparar a aparência de lóbulos mais flácidos. 


Essa reconstrução é feita em um procedimento que costuma durar menos de uma hora para unir as duas áreas laceradas ou reposicionar a pele flácida. A lobuloplastia não requer internação, pode ser realizada no consultório e o paciente pode retornar às suas atividades normais no dia seguinte. 

unha2.png
Biópsias de pele

Biópsias de pele

As biópsias de pele são necessárias sempre que houver suspeitas de malignidade em uma lesão, isso significa, sempre que algo tiver as características de um possível câncer de pele. 


Na biópsia de pele é removido um fragmento da área lesionada que será analisado. O procedimento é feito em consultório com anestésico local. 

Cirurgia de unha 

Cirurgia de unha 

Você sabia que o Dermatologista também cuida das unhas? A Matricectomia ou Cantoplastia são as técnicas mais usadas para cirurgia de unha encravada, um procedimento que muitas vezes é necessário para remover uma unha doente. Essa cirurgia é feita para desobstruir a passagem da unha, retirando a matriz ou o canto que encrava. A cirurgia é indicada quando outros tipos de tratamentos clínicos não são suficientes para resolver o problema. 

f2_edited.jpg
Lipo de papada 
papada.png

Lipo de papada 

A lipo de papada é uma cirurgia plástica pouco invasiva, que remove gordura localizada no submento, que é a área logo abaixo do queixo, por meio da aspiração e subsequente tratamento da pele restante. É indicada para acabar com o “queixo duplo”, reduzir a gordura do pescoço, melhorar o contorno da face e da linha da mandíbula. 


O procedimento é realizado com anestesia local, sem necessidade de internação. O pós-operatório requer a higienização cuidadosa da sutura, mas o retorno às atividades físicas só pode ocorrer após duas semanas. 

Blefaroplastia

Blefaroplastia

A blefaroplastia é a cirurgia de remoção da pele flácida em excesso na região das pálpebras superiores e inferiores. Ajuda a rejuvenescer o olhar, tratar as bolsas embaixo dos olhos e pode ser associada ao browlift, que levanta as sobrancelhas para abrir o olhar e melhorar a aparência de olhos tristes. 


Além de resolver as questões estéticas, pode ser indicada quando a flacidez das pálpebras causa prejuízos à visão. Alguns cuidados necessários após a blefaroplastia, além dos já listados acima, incluem a utilização de óculos escuros diariamente por pelo menos 30 dias e evitar o uso de lentes de contato nas duas primeiras semanas.

blefaro.png
bottom of page